Conselhos/Dicas

Como escovar os dentes e passar fio

dental com aparelho fixo ???
Mais Dúvida dos pacientes sobre escovação e fio dental. 
A escovação dos dentes e o uso do fio dental são chaves fundamentais no sucesso do tratamento ortodôntico, pois uma boa higiene mantém o aparelho ortodôntico fixo no lugar resultando em um tratamento sem atrasos. Como uma imagem vale mais o que mil palavras, veja o vídeo sobre escovação com aparelho:



Vários Blogs já escreveram sobre este assunto, mas a verdade é que não faz a menor diferença, segundo vários estudos publicados sobre escovação de dentes e fio dental. O que realmente importa e comprova-se nestes estudos não é a sequência, mas se você usa o fio dental e escova corretamente. Eu particularmente prefiro passar o fio dental antes da escovação, mas tem quem prefira ao contrário. Todos estudos comprovam que a escovação e o fio dental são a melhor maneira de remover a placa bacteriana ou biofilme, causadora de cárie dentária nos dentes, e mantém uma ótima saúde bucal.
Portanto, a escovação remove a placa bacteriana nas superfícies livres dos dentes, mas entre os dentes somente o fio dental pode realizar esta limpeza. Não adianta ter uma pasta que acaba com 12 problemas bucais, enxaguatório que arde a boca feito pinga… portanto nada de preguiça! Antes ou após escovação passe o fio dental!

A sua dúvida é sobre como passar o fio dental usando aparelho ortodôntico ? Então veja o vídeo abaixo:


Devido ao grande número de dúvidas sobre os Aparelhos Ortodônticos Estéticos, ou Aparelhos Estéticos e não Aparelhos Invisíveis, veja abaixo se estas são também suas dúvidas,
1- Aparelho Estético é melhor do que o aparelho metálico?
Podemos dizer que devido as novas tecnologias e materiais disponíveis os aparelhos estéticos hoje se igualam ao metálico com a vantagem da estética quanto a qualidade e versatilidade no tratamento ortodôntico.
2 – Existe aparelho estético metálico?
Não. Ou o aparelho é metálico ou de algum material estético ou filosofia estética, vou falar mais adiante quais são os tipos de aparelhos estéticos.
3 – Existe o aparelho autoligado estético?
Sim, o mercado dos aparelhos autoligados são bem competitivos nos Estados Unidos e os únicos autoligados estéticos são produzidos por lá e alguns consultórios aqui no Brasil já utilizam.
aparelhos estéticos

4 – Quais são os tipos de aparelhos estéticos?
São várias as alternativas estéticas ortodônticas. Dentre os aparelhos ortodônticos fixos existem os de policarbonato, porcelana e safira. Os aparelhos ortodônticos autoligados também são fixos mas contam com a vantagem de não utilizarem as famosas borrachinhas. Existe uma outra filosofia estética de tratamento ortodôntico fixo que é através do aparelho lingual que como o próprio nome diz é instalado por trás (lado da língua) e não aparece no sorriso. E por último e não menos eficaz o Sistema Invisalign cujo tratamento funciona através de uma sequência de placas removíveis e transparentes.
5 – Existem bandas estéticas?
Para quem não sabe as bandas são anéis metálicos posicionados nos dentes de trás, cuja função é dar mais “estabilidade” ancorando os dentes do fundo. Por enquanto não existem bandas estéticas, mas hoje os aparelhos contam com o tratamento sem bandas e são colados iguais aos braquetes metálicos nos dentes do fundo.
6 – Água sanitária limpa o aparelho estético?
Provavelmente você fez esta pergunta porque está usando um aparelho ortodôntico fixo de policarbonato, um tipo de plástico que amarela com o tempo. É mais barato, porém tem o defeito de amassar e amarelar. Quanto a água sanitária, nem pense em fazer um bochecho porque além de você queimar a boca, não vai clarear ou limpar o aparelho.
7 – Estes aparelho amarelam os dentes?
Não. Seus dentes já eram amarelos, o que houve foi o contraste do aparelho (branquinho) com os dentes (amarelinhos). Após o término do tratamento ortodôntico faça um  clareamento dentário.
8 – Aparelho estético dói menos?
Também não. A movimentação dentária será na mesma intensidade de um aparelho metálico.                                                                                                                                     
9 – Quanto custa o aparelho estético e quais são as desvantagens?
A maior desvantagem destes aparelhos ao meu ver são os custos. Hoje o seu preço é muitas vezes superior ao aparelho ortodôntico convencional. Outra desvantagem se refere ao aparelho ortodôntico fixo de policarbonato cuja estética dura somente os primeiros meses de tratamento, com o tempo os braquetes ficam encardidos e amassados.
10 – Qual é a melhor borrachinha para colocar no estético?
Geralmente, cada marca de aparelhos estéticos tem sua linha de ligadura elástica (borrachinha) estética, porém dificilmente elas conseguem manter a brancura ou transparência até a próxima consulta de retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário